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ENUNCIADO 1 -TRASLADO DO REGISTRO CIVIL DE ESTRANGEIRO

Resumo: ENUNCIADO 1 – É possível trasladar os registros civis estrangeiros de nascimento, casamento e óbito de brasileiros naturalizados no Livro E do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais competente mediante a apresentação do certificado de naturalização e dos demais documentos exigidos na Resolução CNJ n. 155/2012

Justificativa: O traslado de assento civil de brasileiro realizado no estrangeiro no Ofício de Registro
Civil pátrio tem a finalidade de conferir publicidade e eficácia interna a ato jurídico existente e válido
praticado por autoridade consular brasileira, na forma da Portaria n. 457/2010, do Ministério das
Relações Exteriores, ou por autoridade estrangeira competente, na forma de sua lei, como enuncia
o art. 32, §1º, da Lei Federal n. 6.015/1973:
Art. 32. Os assentos de nascimento, óbito e de casamento de brasileiros em país estrangeiro serão
considerados autênticos, nos termos da lei do lugar em que forem feitos, legalizadas as certidões pelos
cônsules ou quando por estes tomados, nos termos do regulamento consular.
§ 1º Os assentos de que trata este artigo serão, porém, transladados nos cartórios de 1º Ofício do
domicílio do registrado ou no 1º Ofício do Distrito Federal, em falta de domicílio conhecido, quando
tiverem de produzir efeito no País, ou, antes, por meio de segunda via que os cônsules serão obrigados
a remeter por intermédio do Ministério das Relações Exteriores.
A fim de uniformizar o procedimento de trasladação dos registros civis de brasileiros ocorridos no
exterior, o Conselho Nacional de Justiça editou, em dezesseis de julho de dois mil e doze, a
Resolução n. 155, que assim disciplina em seu art. 1º:
Art. 1º O traslado de assentos de nascimento, casamento e óbito de brasileiros em país
estrangeiro, tomados por autoridade consular brasileira, nos termos do regulamento consular,
ou por autoridade estrangeira competente, a que se refere o caput do art. 32 da Lei n.
6.015/1973, será efetuado no Livro “E” do 1º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais da
Comarca do domicílio do interessado ou do 1º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais do
Distrito Federal, sem a necessidade de autorização judicial.
Ocorre que a referida normativa não fez menção expressa à possibilidade de trasladação no Registro
Civil pátrio dos assentos de nascimento e óbito de brasileiros naturalizados, o que tem gerado
celeuma acerca da possibilidade jurídica de fazê-los. De início, insta definirmos o conceito de
brasileiro, o que nos leva a analisar o art. 12, incisos I e II, de nossa Carta Magna:
Art. 12. São brasileiros:
I- natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que
estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe
brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; c) os nascidos
no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição
brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer
tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.(Redação dada pela Emenda
Constitucional n. 54, de 2007.)
II – naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos
originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade
moral; b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade
brasileira. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão n. 3, de 1994)
§1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de
brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta
Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão n. 3, de 1994)
§2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos
previstos nesta Constituição. (…)
O §2º do art. 12 da Constituição Federal supramencionado obsta qualquer discriminação entre
brasileiros natos ou naturalizados além das por ela definidas, retirando da área de abrangência
legislativa o estabelecimento de qualquer outro discriminem entre eles.
A Constituição Federal não proíbe a trasladação dos registros civis dos brasileiros naturalizados e
veda que a lei o faça, resplandecendo a ausência de óbice impeditivo à prática desses atos registrais,
permitindo a igualdade de ingresso no fólio registral, por ser imperativo ao exercício da cidadania à
toda gama de brasileiros.
Não é só, na redação da Resolução n. 155 do Conselho Nacional de Justiça e da Lei Federal n.
6.015/1973 não houve qualquer discriminação entre brasileiro nato e naturalizado no que se refere
à prática de atos registrais, ainda que fosse incompatível com o texto constitucional, reafirmando a
universalidade e igualdade de acesso registral no RCPN aos cidadãos brasileiros.
No que pese a ausência de menção expressa na Resolução n. 155 do CNJ acerca do traslado de
registros estrangeiros de nascimento e óbito de brasileiros naturalizados no livro E, o §1º de seu art.
13, possibilita o traslado de assento de casamento de brasileiro naturalizado, desde que
apresentado o certificado de naturalização ou outro documento que comprove a naturalidade
brasileira de um dos cônjuges, demonstrando a inexistência de razão teleológica para obstar o
traslado do registro de nascimento e óbito do brasileiro naturalizado.
Art. 13. O traslado do assento de casamento de brasileiro ocorrido em país estrangeiro deverá ser
efetuado mediante a apresentação dos seguintes documentos:
(…)
§1º Se o assento de casamento a ser trasladado referir-se a brasileiro naturalizado, será obrigatória
também a apresentação do certificado de naturalização ou outro documento que comprove a
nacionalidade brasileira.
(…)
Vejam, apesar de expressamente autorizada a trasladação do registro de casamento estrangeiro de
brasileiro naturalizado, ainda há casos de recusa, em que oficiais se negam a fazê-lo em virtude de
os contraentes não possuírem a nacionalidade brasileira ao tempo do matrimônio, adquirindo-a
posteriormente. É o que ocorreu em caso prático enfrentado pela jurista Dra. Flávia Mendes Lima,
cujo trecho de sua argumentação, em pedido de traslado direcionado à serventia de Registro Civil,
passo a transcrever:
Por conseguinte, impedir que um brasileiro naturalizado, ainda que posteriormente ao matrimônio,
venha a transcrevê-lo no Registro Civil das Pessoas Naturais, configura flagrante transgressão da norma
constitucional, criando distinção entre brasileiros natos e naturalizados, sendo irrelevante o momento
em que tenha ocorrido a aquisição da nacionalidade derivada, o que, frise-se, criaria distinção até
mesmo entre brasileiros naturalizados.
Ao analisarmos todos os diplomas jurídicos já mencionados, conforme a Constituição brasileira,
resta evidente que a ausência de menção ocorrida na Resolução n. 155 do CNJ, no que se refere à possibilidade de trasladar-se o registro de nascimento e óbito de brasileiro naturalizado, não pode
ser encarada como proibição à prática destes atos registrais, pois negaria a eficácia interna aos
registros de nascimento de brasileiros ocorridos no exterior, dependentes do traslado para tanto,
conforme §1º do art. 32, da Lei n. 6.015/1973.
Tanto é que o traslado de assento de nascimento ocorrido em país estrangeiro poderá ser requerido
a qualquer tempo, conforme art. 9º da Resolução do CNJ em estudo: O traslado de assento de
nascimento ocorrido em país estrangeiro poderá ser requerido a qualquer tempo.
Isso reafirma a tese de cabimento do traslado de registro de nascimento de brasileiro naturalizado,
pois o princípio registral do tempus regit actum, o tempo rege o ato, remete-nos a analisar os
requisitos registrais ao tempo de praticar o ato inscritível, ou seja, ao tempo do traslado no RCPN,
momento este em que o registrado é brasileiro, o que se prova com seu certificado de naturalização
ou outro documento hábil.
Há quem fundamente a impossibilidade de realizar o ato registral sob o argumento de que o
brasileiro naturalizado não poderá requerer o traslado pois não teria como apresentar documento
que comprove a nacionalidade brasileira de um de seus genitores, na forma da alínea “d” do art. 8º
da Resolução n. 155 do CNJ, o que não nos parece óbice.
Art. 8º O traslado de assento estrangeiro de nascimento de brasileiro, que não tenha sido previamente
registrado em repartição consular brasileira, deverá ser efetuado mediante a apresentação dos
seguintes documentos:
a) certidão do assento estrangeiro de nascimento, legalizada por autoridade consular brasileira e
traduzida por tradutor público juramentado;
b) declaração de domicílio do registrando na Comarca ou comprovante de residência/domicílio, a
critério do interessado. Na falta de domicílio no Brasil, o traslado deverá ser efetuado no 1o Ofício do
Distrito Federal;
c) requerimento assinado pelo registrado, por um dos seus genitores, pelo responsável legal ou por
procurador; e
d) documento que comprove a nacionalidade brasileira de um dos genitores.
§ 1º Deverá constar do assento e da respectiva certidão do traslado a seguinte observação: “Nos
termos do art. 12, inciso I, alínea “c”, in fine, da Constituição Federal, a confirmação da nacionalidade
brasileira depende de residência no Brasil e de opção, depois de atingida a maioridade, em qualquer
tempo, pela nacionalidade brasileira, perante a Justiça Federal.
A exigência da apresentação de documentação comprobatória da nacionalidade brasileira de um
dos genitores do registrado tem a finalidade de comprovar que o registrado, nascido em território
estrangeiro e registrado em órgão público daquela nacionalidade, possui a nacionalidade brasileira
sob condição suspensiva, pelo critério do jus sanguinis dependendo de residência no Brasil e de
opção, depois de atingida a maioridade, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira, perante
a Justiça Federal, nos termos do art. 12, inciso I, alínea “c”, in fine, da Constituição Federal.
Tal exigência perde seu fundamento no caso em estudo, pois ao naturalizado já foi atribuída a
nacionalidade brasileira, o que se prova com o certificado de naturalização.
Ora, se o indivíduo que tem sua nacionalidade brasileira sob a condição suspensiva de residir no
Brasil e realizar opção após a maioridade, a qualquer tempo, perante a Justiça Federal, tem direito
a requerer a transcrição do seu assento estrangeiro no livro E do Registro Civil pátrio ab initio, sem
fazer prova do implemento, como vedar o traslado do registro de quem já possua a nacionalidade
brasileira plena. É nitidamente contrário aos dispositivos constitucionais admitirmos o ingresso no
fólio registral do registro de nascimento de brasileiro sob condição suspensiva, cujo implemento poderá não ocorrer, e negarmos esse direito inerente à cidadania a quem já tenha cumprido todos
os requisitos legais para adquiri-la, ou seja, o brasileiro naturalizado.
No tocante à trasladação do registro de casamento estrangeiro de brasileiro naturalizado, esse ato
está expressamente previsto no §1º do art. 13 da Resolução n. 155 do CNJ, aplicando-se também a
regra do tempus regit actum, não havendo fundamento jurídico para negar o seu traslado, desde
que haja prova da nacionalidade brasileira de um dos consortes ao tempo do requerimento.
Vale a ressalva de que o casamento, quando realizado por autoridades estrangeiras, tem os
impedimentos disciplinados pela legislação alienígena, o que se deve respeitar desde que não
haja ofensa à soberania nacional, à ordem pública ou aos bons costumes, conforme art. 17 do
Decreto n. 4.657/1942: As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações
de vontade, não terão eficácia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem
pública e os bons costumes.
A título de exemplo, o segundo casamento de um brasileiro realizado na Arábia Saudita, onde a
poligamia é possível, não seria trasladado no Registro Civil das Pessoas Naturais pátrio, pelo fato de
nosso ordenamento jurídico ser de matriz familiar monogâmica, conforme proibição legal contida
no inciso VI do art. 1.521 do Código Civil e crime tipificado no art. 235 do Código Penal.
Art. 1.521. Não podem casar:
I- os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil;
II- os afins em linha reta;
III- o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante;
IV- os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau inclusive;
V – o adotado com o filho do adotante;
VI – as pessoas casadas;
VII – o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.
Bigamia
Art. 235. Contrair alguém, sendo casado, novo casamento:
Pena – reclusão, de dois a seis anos.
§1º Aquele que, não sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo essa
circunstância, é punido com reclusão ou detenção, de um a três anos.
§2º Anulado por qualquer motivo o primeiro casamento, ou o outro por motivo que não a bigamia,
considera-se inexistente o crime.
Quanto ao regime de bens, sua omissão não obstará o traslado, sendo facultada a averbação
posterior independentemente de autorização judicial, desde que instruída com a documentação
obrigatória, sendo sempre obrigatória a menção no traslado que “Aplica-se o disposto no art. 7º, §
4º, do Decreto-Lei n. 4.657/1942”.
No que tange ao traslado de registro de óbito de brasileiro naturalizado assentado em repartição
estrangeira, mais uma vez não houve previsão expressa na Resolução n. 155 do CNJ. Porém, sua
viabilidade decorre da inexistência e impossibilidade de vedá-lo em legislação infraconstitucional e
na inexistência de restrição no texto constitucional, como já explanado. As registradoras civis Karine
Fammer Boselli, Daniela Mróz e Isolda Andrea Ribeiro, na devida ordem, Presidente, 2ª VicePresidente e Conselheira de Ética da ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais
do Estado de São Paulo), na obra Registros Públicos, coordenada pelo Dr. Alberto Gentil de Almeida
Pedroso, juiz assessor da Equipe do Extrajudicial da Corregedoria-Geral de Justiça de São Paulo,
defendem essa posição, a saber: No caso de óbito de brasileiro naturalizado, para ser possível a trasladação no Livro E, assim como no casamento, será necessária a apresentação da certidão de
naturalização ou documento equivalente.
O fato de a Resolução n. 155, do Egrégio Conselho Nacional de Justiça, haver regulamentado imensa
gama de casos possíveis de trasladação de registros de brasileiros realizados em repartições
consulares ou órgãos estrangeiros competentes e uniformizar de forma quase completa o assunto
não proibiu o exercício do direito inerente à cidadania, nacionalidade e dignidade da pessoa humana
do brasileiro naturalizado ter seus registros civis trasladados no 1º Ofício Registro Civil das Pessoas
Naturais da Sede da Comarca aonde tenha domicílio ou, não o possuindo, no 1º Ofício de Registro
Civil das Pessoas Naturais do Distrito Federal, a ser feito no Livro E de registros especiais.
Diante do exposto, consolidamos o entendimento de ser possível a trasladação dos registros
estrangeiros de nascimento, casamento e óbito de brasileiros natos e naturalizados, no livro E da
serventia competente, dependendo os naturalizados da apresentação de documentação
comprobatória deste fato ao tempo do requerimento, qual seja o seu certificado de naturalização,
o que se fundamenta na interpretação conjunta dos arts. 32, §1º, da Lei Federal n. 6.015/1973, e
art. 12, §2º da Constituição Federal, e todo o ordenamento jurídico pátrio.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1.988. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm >. Acesso em: 11 set. 2021.
BRASIL. Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm >. Acesso em: 12 set. 2021.
BRASIL. Decreto-Lei n. 4.657 de 04 de setembro de 1942. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Disponível
em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657compilado.htm >. Acesso em: 12 set. 2021.
BRASIL. Lei n. 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispõe sobre registros públicos e dá outras competências. Disponível
em: <http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L6015compilada.htm >. Acesso em: 11 set. 2021.
BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm >. Acesso em: 12 set. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução n. 155, de 16 de julho de 2012. Disponível em: <
https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/atos-normativos?documento=57> Acesso em: 11 set. 2021.

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