Até os 18 anos, crianças e adolescentes não podem se hospedar sozinhos ou em companhia de terceiros

Apostilamento Haia 24 horas
Apostilamento Haia em Criciúma – Santa Catarina
19 de fevereiro de 2020
Ata Notarial no combate de Crimes Virtuais – Cartório Criciúma – Tabelionato de Notas
27 de abril de 2020

Até os 18 anos, crianças e adolescentes não podem se hospedar sozinhos ou em companhia de terceiros

Até os 18 anos, crianças e adolescentes não podem se hospedar sozinhos ou em companhia de terceiros, mesmo que parentes, em hotéis, motéis, pousadas e estabelecimentos congêneres, em território nacional, salvo se expressamente autorizados pelos pais ou responsável legal. A autorização para hospedagem desacompanhado ou acompanhado de terceiro também é particular e deve ter firma reconhecida em cartório. 

QUANDO O JUIZ PRECISA AUTORIZAR? Pelas regras atuais, os pais têm a responsabilidade bem como a possibilidade de autorizarem, por documento particular, seus filhos a viajarem tanto dentro quanto para fora do Brasil, bem como de requererem e retirarem passaporte ou de autorizarem hospedagem seguindo os quesitos necessários para cada situação, sem necessidade de buscar o Judiciário.

1 Comentário

  1. Tiago disse:

    No caso de divergência entre os pais sobre autorizarem ou não a viagem ao exterior, existe a possibilidade de ingressarem com ação judicial de suprimento de autorização de viagem de criança ou adolescente ao exterior, que, após devidamente processada, será julgada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude. O Judiciário também pode ser acionado nos casos em que um dos genitores encontra-se em local incerto ou impossibilitado de conceder a autorização de viagem, bem como em outras situações que fogem às elencadas acima,.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *